terça-feira, 13 de novembro de 2012

Três Curiosidades sobre a BIG Química'


Oi prof  assim achamos muitas coisas interessantes na revista MUNDO ESTRANHO relacionadas com química e física. Então pegamos algumas curiosidades bem legais pra postar aqui.

Quando um veneno vence, ele fica menos ou mais venenoso?

Fica menos venenoso. Os princípios ativos de um desinfetante, inseticida ou defensivo químico têm eficácia com prazo para acabar. Com o passar do tempo, todos eles perdem o poder de ação. Os ativos vão se degradando e, por isso, é mais correto dizer que eles ficam menos eficientes, embora não estejam inertes. Alguns fatores, como luz do sol, calor e umidade, aceleram a deterioração desses compostos químicos. Porém, em geral, a data de validade inscrita nas embalagens não corresponde exatamente ao envelhecimento completo do produto, principalmente se ele for mantido em lugares adequados, sem exposição ao sol. De qualquer forma, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que o fabricante recolha os produtos vencidos. Também pode haver liquidação quando a loja tem prazo para cumprir metas de venda ou está prestes a fechar– aí, quase tudo entra em liquidação.
Qual é o elemento químico mais abundante no Universo?
É o hidrogênio (H). Ele representa ¾ de toda matéria conhecida como elementar, além de ser o principal combustível na formação de estrelas. O hidrogênio, que surgiu durante o Big Bang, é um dos elementos químicos mais simples já encontrados, uma vez que seu átomo mais comum é composto apenas de um próton e um elétron. Na Terra, aparece na forma gasosa (H2) ou combinado com outros componentes, formando ácidos, bases e várias substâncias orgânicas. Estima-se que cerca de 90% dos átomos presentes no nosso Universo sejam de hidrogênio.


Por que o ácido não corrói vidro?

O principal motivo é a inexistência de afinidade química entre a maioria dos ácidos e a sílica, principal substância que compõe o vidro. Ou seja, ácidos e sílica reagem muito pouco entre si. "Outro fator que torna o vidro resistente ao ácido é o fato de ele não ser poroso", afirma o físico Colin Graham Rouse, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. Isso dificulta a penetração de qualquer líquido e, conseqüentemente, a interação entre suas moléculas e as do vidro. Pelo mesmo motivo, o vidro é considerado um material praticamente à prova de qualquer tipo de corrosão. Há, porém, alguns poucos ácidos capazes de destruí-lo - como o hidro fluorídrico  usado industrialmente, e o fosfórico, quando altamente concentrado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário