domingo, 25 de novembro de 2012

Três Experimentos de Química


Ovo em uma garrafa
Reunir os seguintes itens:

1 ovo
Garrafa de suco
Página 1 Jornal
1 Esqueiro-haste longa

Descascar cuidadosamente o ovo. Rasgue uma tira na página do jornal e torcê-lo com cuidado para que ele vai ficar verticalmente quando colocado dentro da garrafa de suco. Coloque a tira de jornal dentro da garrafa. Inserir o isqueiro e acender o papel. Rapidamente coloque o ovo na parte superior do frasco. Observe o que acontece. Se não houver um isqueiro cair uma correspondência iluminada para a garrafa.
O ovo deve ser puxado para dentro da garrafa. Isto pode parecer mágico, mas é realmente o resultado da alteração na pressão do ar dentro da garrafa. Como o jornal queima ele usa oxigênio e diminui o ar, assim que o ovo é puxado para dentro da garrafa.


Mentos e Coca-Cola
Reunir os seguintes itens:

1 garrafa de Coca-Cola (2 litros tamanho)
3 mentos
1 pedaço de papel
fita

Aviso – Este experimento é melhor executado fora. O papel em rolo para uma ampola que irá armazenar as três mentos. O tubo de papel com fita assim que ele mantém sua forma. Coloque a garrafa de Coca-Cola no centro de um espaço aberto, como uma entrada de automóveis. Tome a tampa fora do frasco. Insira o rolo de papel no gargalo da garrafa aberta. Solte os três mentos para o tubo de papel e ficar para trás. O pop deve explodir fora do frasco.
A adição de mentos para a bebida gaseificada libera a energia na carbonatação e que faz com que a explosão.


O Ovo Nu
Materiais:

Frasco de vidro com tampa
1 ovo cru
Vinagre límpido

Procedimento:
1.   Coloca o ovo cru dentro do frasco de vidro. Não raches o ovo.
2.   Cobre o ovo com o vinagre límpido.
3.   Põe a tampa no frasco.
4.   Observa imediatamente e depois periodicamente durante as 24 horas seguintes.

Explicação:

Começam a formar-se imediatamente bolhas na superfície da casca do ovo e aumentam de número com o tempo. Após 24 horas, a casca terá desaparecido, e pedaços dela podem estar a flutuar na superfície do vinagre. O ovo permanece intacto devido à fina membrana transparente exterior. A gema vê-se através da membrana.
O nome químico do vinagre é ácido acético. A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio. A reacção entre o ácido acético e o carbonato de cálcio faz com que a casca do ovo desapareça e se formem bolhas de dióxido de carbono.




Nenhum comentário:

Postar um comentário